father-and-son-fishing
12/01/2016

Doar bem em vida diminui custos e evita disputa na partilha

Aumentar
|
Diminuir

Não apenas em momentos de crise, mas especialmente nesses, o planejamento sucessório tem se mostrado um instrumento eficaz na proteção do patrimônio familiar, tanto por meio da transferência de bens e direitos em vida, quanto por meio da regulação dos direitos e deveres dos herdeiros após o falecimento do patriarca/matriarca, de forma a evitar o litígio entre os herdeiros.

Ainda, com a possibilidade da realização de um ajuste fiscal e potencial aumento da alíquota do imposto de transmissão por doação ou causa mortis, a transferência em vida do patrimônio familiar, além dos demais benefícios, proporcionará economia tributária para o núcleo familiar.

Dadas as especificidades de cada família, uma vez que os herdeiros apresentam aptidões distintas, nem sempre voltadas para a administração dos negócios familiares, bem como a natureza dos ativos que compõem o patrimônio desta, não há uma fórmula “padrão” na estruturação dos planejamentos sucessórios, devendo ser conduzida uma avaliação individualizada e pormenorizada de todas as peculiaridades do caso, de forma a se obter a melhor solução possível.

Nosso escritório possui expertise na análise, estruturação e implementação do planejamento sucessório de empresas familiares com perfis variados, podendo auxiliá-los na transferência eficiente do patrimônio, possibilitando uma relação harmônica entre os herdeiros e a perenidade do patrimônio no núcleo familiar.

Caso tenha interesse ou alguma dúvida sobre o mencionado acima, sinta-se a vontade para entrar em contato conosco.

www1.folha.uol.com.br/mercado/2016/06/1778535-doar-bem-em-vida-diminui-custos-e-evita-disputa-na-partilha.shtml?cmpid=compfb